5 Dicas Infalíveis para seus Filhos comerem Saladas e Legumes

Cirança comendo legumes

“Eu não gosto disso!” diz a pequena Gabriela  para sua mamãe, torcendo o nariz. O Raulzinho comeu  tudo, mas deixou todo o tomate no canto do prato.

Esta é uma cena comum em vários lares quando o  assunto é comer vegetais. Muitas vezes o simples fato de incentivar seus filhos a comerem alimentos mais saudáveis são uma constante batalha. Porém, seguir algumas dicas podem fazer toda a diferença!

 

Alimentação infantil – Educação alimentar para crianças

A educação alimentar inicia-se quando a criança nasce e sua mãe começa a amamentação. Como todos sabem, o leite materno é a melhor e mais completa alimentação para o bebê, nos seis primeiros meses de vida.

Após esta fase, eduque o paladar de seus filhos, oferecendo alimentos naturais, como frutas e sucos. Não adoce os sucos, pois seu sabor verdadeiro é mais saudável. Também comece a servir mais verduras e legumes. Abuse da criatividade, faça pratos enfeitados, ofereça vários tipos de legumes em forma de sopas cremes e sucos.

Dicas infalíveis para fazer as crianças comerem verduras e frutas !

Leve as crianças às compras e peça para elas ajudarem na escolha de legumes e saladas

 1-Leve as crianças às compras e peça para elas ajudarem na escolha de legumes e saladas:

Deixe as crianças  escolherem os legumes e vegetais que elas querem comer. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Gramado, na Espanha, fazer isto ajuda no aumento do consumo desses alimentos na infância.

 

Peça a ajude de seus filhos na hora de preparar as refeições

2- Peça a ajude de seus filhos na hora de preparar as refeições:

Deixe seus filhos terem contato com os alimento que comerão. Quanto mais perto dos alimentos os pequeninos estiverem, maiores são as chances de eles adquirirem hábitos alimentares saudáveis. Pais, estejam atentos a isso e procurem estimular, ao máximo, o contato de seus filhos com o preparo da comida.

 

Prepare pratos com poucos legumes

 

 3-Prepare pratos com poucos legumes

 De acordo com a pesquisa citada a cima, o gosto amargo de cálcio – presente em espinafre, couve, repolho, cebola, acelga e brócolis – pode fazer com que as crianças associem vegetais a alimentos pouco agradáveis e, por isso, os pais não devem obrigar as crianças a comer grandes quantidades desses alimentos.

 

 

Varie nos tipos de legumes

4-Varie nos tipos de legumes

Nem mesmo os adultos comem todos os tipos de legumes. Então, não insista com o mesmo legume, apenas porque você gosta! Pais tenham paciência com seus filhos, incentive eles a provarem novos sabores.

 

 

 Use e abuse da criatividade

5- Use e abuse da criatividade

Imagine a cena: Um prato com feijão, arroz, batata amassada. Divida a comida em quatro partes, como se fosse uma pizza e em cada parte “da pizza” coloque uma fatia de tomate. Pronto! Para você é apenas arroz com batata, mas para seu filho é uma deliciosa pizza de mussarela com rodelas de tomate.

 

Siga a sugestão da pirâmide abaixo e monte um cardápio balanceado para os pequenos, sem esquecer das recomendações de consumo de água e prática frequente de atividades físicas.

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