Bacon Tão Saudável Quanto o Abacate e o Azeite.

 

O título acima a primeira vista parece ser um absurdo tão grande que pode ser que você tenha se interessado apenas para ver o tamanho da bobagem que será falado.

 

Mas pode ter certeza, não é bobagem alguma!

 

Esta é a verdade que não querem te falar, porque quanto mais errado você come mais lucro as empresas alimentícias, farmacêuticas..., terão.

 

Bom, não falarei sobre isso agora, nosso foco é te provar porque o bacon é tão saudável quanto o abacate e o azeite de oliva.

 

Continue lendo e tire suas próprias conclusões!

 

Gordura Vegetal Vs Gordura Animal - A Guerra das Gorduras

Atualmente com tantas informações desencontradas sobre o que faz bem e o que faz mal, nos encontramos totalmente perdidos. E um dos assuntos que sempre estão em pé de guerra é  GORDURA VEGETAL vs GORDURA ANIMAL.

Se você perguntar para 100 pessoas qual gordura faz mal, provavelmente 95 delas dirão: "Com certeza é a gordura animal,  porque ela  é a gordura saturada. E além de aumentar o colesterol a gordura saturada entope as veias do coração e causa infarto (Leia o artigo "Óleo de cozinha faz mal e pode matar"). Já a gordura vegetal é ótima para a saúde porque  é monoinsaturada, ela melhora seu colesterol bom ". As outras 5 pessoas provavelmente não saberá te responder.

 

Nesta guerra das gorduras parece que a gordura saturada é a grande causadora de doenças e a repudiada pelas pessoas.

 

Você também pensa assim?

 

Se pensa, te convido a prosseguir com a leitura...

 

A Desinformação na Mídia Sobre Gorduras

 

Quando procuramos por informações sobre o assunto cada um tem uma opinião, e o interessante é que até mesmo os médicos não conseguem chegar a um consenso sobre o assunto.

 

Veja por exemplo as informações que encontramos no site de certa empresa de margarina enriquecida com ômega 6, da qual não citarei o nome mas que te incentiva a consumir de suas margarinas para que você "cuide bem de seu coração".

 

Gorduras boas para a saúde

Gorduras insaturadas são o que chamamos de "gorduras boas" e há dois tipos: poli insaturada e monoinsaturada.

 

Gorduras poli insaturadas são encontradas, por exemplo, em:

  • Peixes oleosos como salmão, arenque, e cavala
  • Óleos vegetais como óleo de soja
  • Cremes Vegetais Becel

Gorduras monoinsaturadas são encontradas, por exemplo, em:

  • Azeite
  • Algumas nozes como castanhas do Brasil
  • Abacate

Gorduras Ruins

Gorduras saturadas e gorduras trans são o que chamamos de "gorduras ruins". O consumo de gorduras ruins em excesso na alimentação é uma das principais causas de colesterol elevado e outros problemas de saúde.

 

Gorduras saturadas são encontradas, por exemplo, em:

  • Manteiga
  • Carnes gordurosas
  • Queijos
  • Leite integral

Quero que você volte sua atenção para a parte onde fala sobre gorduras monoinsaturadas. Segundo a empresa citada, a gordura monoinsaturada é considerável boa para a saúde. E isso é realmente verdade, essa gordura é ótima para nossa saúde.

 

Não há dúvidas de que os conhecedores da nutrição moderna consideram as gorduras monoinsaturadas boas para a saúde e recomendam o seu consumo.

 

Observe novamente que dentre os alimentos citados lá está o abacate. Então, supomos que eles estão dizendo que o abacate é ótimo para nossa saúde, certo?

 

Bom, chegamos a ponto crucial de nosso artigo! Espero que ainda esteja lendo, rsrs.

 

Continuando...

 

Um artigo publicado em 2013 no Journal of Nutrition revelou, após uma avaliação da pesquisa nacional sobre saúde e nutrição nos EUA, que o consumo de abacate está associado ao emagrecimento tanto de corporal quanto a redução da circunferência da cintura. Também está associada a uma dieta de qualidade pois contém maior consumo de nutrientes fundamentais para o funcionamento de nosso organismo e reduz o risco de síndrome metabólica.

 

Os benefícios desta fruta devem-se ao seu alto teor de gorduras monoinsaturadas (como as do azeite de oliva), fibras, beta-sitosterol, vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, magnésio e cobre.

 

Quem passou a consumir mais abacate, passou a consumir menos açúcar.

 

Com esses argumentos não temos dúvidas de que consumir alimentos monoinsaturados como o abacate só trás benefícios.

 

Tá,  mas até agora não li nada sobre o bacon,  quero saber do bacon?

 

Calma!  Para falarmos do bacon você precisa entender sobre a gordura monoinsaturada e sobre o abacate.

 

Continuando...

 

Veja o que diz a Revista Saúde sobre a gordura monoinsaturada :

 

(...)recentes pesquisas científicas são unânimes em afirmar que a gordura encontrada na fruta é monoinsaturada e essencial ao bom funcionamento do organismo. Estudos do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos EUA, comprovam que o consumo regular desse tipo de gordura é capaz de diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar os de HDL (o bom colesterol). Segundo Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), "a presença da gordura monoinsaturada é sempre recomendada para qualquer dieta equilibrada (...)

 

Com todos estes argumentos estudos e pesquisas apresentadas, acredito que você se convenceu de que GORDURA MONOINSATURADA faz bem para você, para sua família e que da próxima vez que for à feira ou supermercado irá comprar abacate, certo?

 

Vou apresentar para você agora três gráficos com a composição de gordura de três tipos de alimentos diferentes.

 

Alimento-1

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimento-02

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimento-03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E então, estes alimentos são saudáveis ou não? Os três têm bem mais gorduras insaturadas do que saturadas, não é mesmo? Como dizem os nutricionistas. Os benefícios do abacate devem-se ao seu conteúdo de gorduras monoinsaturadas (como as do azeite de oliva). Assim, os 3 alimentos acima devem ser saudáveis, certo?

 

Se você respondeu sim, está correto. Os 3 alimentos são saudáveis, e os três fazem parte da dieta recomendada neste site.

 

Conheça agora os 3 alimento pela ordem.

 

Alimento 1: Abacate

abacate-alimento-saudavel

Alimento 2: bacon 

bacon-alimento-saudavel

Alimento 3: castanhas de cajú

castanha_de_caju-alimento-saudavel

Não acredita? Verifique você mesmo. No site da USDA (United States Department of Agriculture - departamento americano de agricultura - os criadores da pirâmide alimentar), é possível verificar a composição detalhada de todos os alimentos.

 

Olhe novamente a composição de gorduras do bacon e do abacate. O abacate tem 60,2% de gorduras monoinsaturadas (ácido oleico, o mesmo tipo de gordura do azeite de oliva). E o bacon tem 50,4%. Se o abacate é saudável pelo seu conteúdo de ácido oleico, por que o bacon não seria.

 

Será que alguém poderia explicar isso?
 
A verdade é que tanto o abacate quanto o bacon e o azeite de oliva são ricos em ácido oleico, ou seja são compostos da mesma gordura monoinsaturada.

 

Quando alguém te questionar por comer bacon dizendo que faz mal, pergunte se ele come abacate ou consome azeite, entendeu?

O que é Exatamente Gordura Animal e Gordura Vegetal?

 

Conheçam o ácido palmítico:

Ácido Palmítico

O ácido palmítico é uma gordura saturada com 16 carbonos. É o tipo mais comum de gordura saturada encontradas em plantas e animais. Este composto perfaz a maioria da gordura saturada do abacate e do bacon.

 

Para ser mais claro, o ácido palmítico não vem em uma versão verde e outra vermelha. Ele é o mesmo, independentemente de sua origem ser vegetal ou animal. Se você der um frasco com ácido palmítico para um químico, ele NÃO TEM COMO saber se aquilo veio de uma planta ou de um animal.

 

Isto quer dizer que vegetais também tem gorduras saturadas e não apenas as carnes.

 

Conheça agora o ácido oleico:

acido-oleico
Este é o mocinho. Todos os carbonos estão saturados com hidrogênio, menos um - menos os que circundam a única ligadura dupla. Por isso ele é MONO-insaturado.

 

De acordo com a sabedoria nutricional convencional, este é o motivo pelo qual o azeite de oliva faz bem. Pelo mesmo motivo, as nozes fazem bem. O acréscimo de azeite de oliva ou nozes à dieta reduz a mortalidade em até 30%. Este mesmo ácido oleico perfaz MAIS DA METADE da gordura do bacon. E mesmo assim o bacon é considerado ruim para os desinformados.

 

Isso faz algum sentido pra você?

 

Eu sinto te dizer que suas células e suas mitocôndrias não diferenciam se o ácido oleico vem do BACON ou do ABACATE. Ele não vem em duas versões, uma animal e outra vegetal. CH3(CH2)7CH=CH(CH2)7COOH é acido oleico. Se faz bem no abacate, não pode fazer mal no bacon. Nem na gordura de galinhas e perus, em que chega a representar até 56% de toda a gordura.

 

Quanto mais estudamos sobre saúde, mais perplexos ficamos com a ignorância sobre o assunto.

 

O chocolate é uma gordura saudável? Claro que é. E tem uma composição quase igual à da carne vermelha, no que diz respeito à gordura (cerca de 50% saturada em ambos casos) - seu corpo não diferencia se vem de um ou de outro - são as mesmas moléculas!!

 

Falar em gordura animal e gordura vegetal, do ponto de vista químico e biológico, simplesmente não faz NENHUM sentido!

 

Agora, a proporção de diferentes gorduras, esta sim, pode ter efeitos fisiológicos específicos. Futuramente, abordaremos o fato de que as gorduras poli insaturadas derivadas de sementes, ao contrário do que afirma a empresa de margarinas, aumentam a mortalidade.

 

Para finalizar este artigo vou resumir um pouco do que foi dito:

 

 

Você pode comer bacon com a mesma naturalidade em que come um abacate , consome um azeite de oliva ou aprecia um chocolate. Mas é claro, com moderação. Não é porque está liberado que você vai comer como se não tivesse amanhã, rsrs!

 

 

Por fim, se você achou tudo isso muito complicado, não se desespere: Basta comer comida de verdade, e a gordura está presente naturalmente nos alimentos, daí você estará comendo aquilo que seus genes esperam receber. E poderá fazê-lo sem culpa!

 

 

Isso é maravilhoso!

 

Quem diz isso não sou eu. Estes dados são públicos, e estão disponíveis no site da USDA.

 

 

Agora que sabe que um ovo, uma porção de bacon, um abacate, um chocolate amargo ou nozes têm basicamente o mesmo tipo de gordura, poderá comê-los sem medo de cair duro e morrer de infarto.

 

Fonte: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/03/gordura-vegetal-versus-gordura-animal.html

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