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On dezembro 1, 2012
Last modified:outubro 25, 2013

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Conheça os benefícios do óleo, semente e farinha de linhaça. E saiba agora qual tipo de linhaça é a mais indicada para quem quer emagrecer naturalmente!

beneficio-linhaçaA linhaça é considerada um alimento funcional, ou seja, ela colabora para a melhora do metabolismo e previne problemas de saúde, a  linhaça também é capaz de prevenir doenças cardiovasculares,  reduzir o colesterol e retardar o envelhecimento das células, devido aos ácidos graxos em sua composição (estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São altamente solúveis em água, e podem ser usados como energia pelas células), além de eliminar o problema de intestino preso, devido seu teor de fibras, controlar a glicemia e  promover a saciedade.

Linhaça Ajuda a Emagrecer

Quando consumida em uma dieta balanceada, a linhaça ajuda a aumentar a sensação de saciedade, rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas, a linhaça ajuda no controle do apetite, pois seus grãos tem o poder de controlar a compulsão alimentar.

A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética. Ela contém cinco vezes mais fibra que a aveia.

Outro beneficio da linhaça é a de agir como poderoso repositor hormonal, devido à ação das lignanas que é um imitador do hormônio feminino, o estrogênio. Na TPM, melhora a ansiedade e faz com que o desejo por doces, típico dessa fase, diminua.

Tipos de linhaça

Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. Porém segundo os nutricionistas, não existem diferença entre elas. Pesquisas realizadas mostram que os benefícios da linhaça se tornam muito maiores quando a semente é moída ou triturada, devido sua casca ser dura a linhaça não triturada pode passar direto pelo intestino, reduzindo assim a absorção de seus nutrientes.

No mercado atual existem três formas de consumo: óleo, semente ou farinha.
Quando se come a semente inteira, sua casca não é quebrada na digestão e nem sempre conseguimos mastigá-la, favorecendo apenas a formação das fezes devido às fibras que contém. O óleo contém os ácidos graxos e antioxidantes, mas não tem fibras. Prefira a farinha de linhaça, que oferece o benefício tanto do óleo quanto das fibras.

O consumo da linhaça deve ser pouco, recomendam-se em média duas colheres por dia. Algumas pessoas comem a linhaça engolindo com água, outras preferem coloca-lo na comida ainda outras preferem comer com frutas.Para quem não gostam do sabor da linhaça  existem o óleo da linhaça  em forma de capsulas.

Shake de linhaça

Aqui vai uma receita de uma vitamina de frutas e linhaça que além de ser uma delícia vai te dar energia e sensação de saciedade.

Ingredientes:

  • 1/2 maçã;
  • 1/2 banana-nanica;
  • 1 colher (sopa) de linhaça em grãos;
  • 1 copo de leite desnatado.

Bata tudo no liquidificador, e beba gelado. Adoce com adoçante, caso não goste tanto do sabor.

Você pode substituir o leite desnatado por leite de soja, vai ficar menos calórico. Também você pode substituir a maça por mamão, pera ou abacate.

Agora o mais importante: você deve aliar o consumo dessa vitamina com uma dieta saudável, bebendo-a nos lanches da manhã e da tarde.

Saiba mais sobre linhaça:

É light – uma colher de sopa contém somente 39 calorias.

É funcional – além de seus nutrientes, a linhaça contém elementos que auxiliam na prevensão de doenças, como o câncer de mama.

Alérgicos podem comer -  A linhaça pode ser consumida do pessoas alérgicas ao glúten,já que não contém esta proteína.

Na Menopausa- por ter componentes semelhantes ao estrogênio, a linhaça funciona como repositor hormonal natural, diminuindo sintomas como suores, dores de cabeça e insônia.

Fácil de consumir – Podem ser adicionadas em qualquer alimento de sua preferência!

Ômega-3 e Ômega-6  – Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol responsável pelo entupimento das artérias. Também  o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite dando a sensação de saciedade. Em combinação com a vitamina E, já existente na linhaça, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

Assista o vídeo e veja qual a diferença entre linhaça marrom e a dourada! Assista pelo facebook.

E você, de que forma come ou pretende comer sua linhaça? Deixe seu comentário ou mande seu tweet!



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